Quando se compara os dois métodos, observa –se que:
1. A criolipólise é um procedimento não invasivo, realizado no consultório. A lipoaspiração é uma cirurgia, que necessita anestesia e repouso.
2. A criolipólise é realizada em sessões, sendo que uma ou duas regiões são realizadas por vez. Na lipoaspiração pode –se tratar várias regiões ao mesmo tempo.
3. Ambos os métodos podem ser realizados em quase todas as partes do corpo.
4. Na criolipólise não se tem um controle da quantidade de gordura que é retirada . É realizada a aplicação e cada indivíduo responde numa intensidade. Caso seja necessário a remoção de uma maior quantidade de gordura de uma região, será necessário uma nova sessão 8 semanas após a primeira. Na lipoaspiração pode – se retirar uma grande quantidade de gordura com maior controle, assim caso exista uma região com maior acúmulo de gordura localizada a tratamento é realizado de uma só vez.
5. A criolipólise não possui grandes efeitos colaterais, apenas, vermelhidão, manchas roxas e dormência nas regiões tratadas. Já na lipoaspiração é comum sentir dores intensas na região, hematomas e inchaço e necessita-se um afastamento das atividades rotineiras para realizar repouso.
6. O risco de complicações no procedimento de criolipólise realizada em local seguro e com profissionais capacitados são mínimos, apenas o aparecimento de fibroses que podem ser resolvidas com algumas sessões de radiofrequência. Quanto a lipoaspiração, por ser um procedimento invasivo possui várias possibilidades de complicações, como perfurações viscerais, reações alérgicas a medicações no intra e pós-operatório, reação febril, infecção sistêmica, arritmias cardíacas, entre outras…
Portanto, apesar de ambos os tratamentos serem direcionados para o tratamento da gordura localizada, possuem eficácia e indicações diferentes. O mais indicado é que o paciente avalie suas expectativas e escolha o melhor tratamento.