Unidade Águas Claras: (61) 3568-9667 - Unidade Asa Norte: (61) 3326-6587
Fruta engorda?

Pois bem, diante dessa pergunta intrigante e inquietante, fomos buscar respostas para nossos leitores. Entrevistamos a nutricionista Dra. Cristina Berbert, especialista em Nutrição Clínica. Confira o que ela disse:

Pergunta: Doutora, a pergunta que não quer calar é a seguinte: “Fruta é um alimento saudável, mas ela engorda?”

Resposta: As frutas além de serem fontes de vitaminas, minerais e antioxidantes, elas ainda possuem pouca gordura e são de fácil digestão e proporcionam sensação de saciedade. Porém, como qualquer outro alimento, elas também possuem calorias. Para que essas calorias não sejam depositadas em seu corpo na forma de gordura, a escolha e o consumo devem ser orientados por um profissional.

Pergunta: Como saber a quantidade e o tipo de fruta que deve ser ingerida?

Resposta: O consumo equilibrado é sempre a melhor opção. A ingestão adequada de frutas garante nutrientes essenciais ao seu corpo, como vitaminas, fibras e minerais, sem o perigo de engordar. Vale lembrar que todo alimento consumido em excesso pode lhe trazer prejuízos à saúde. Para saber qual a fruta e qual a quantidade deve ser consumida é preciso a orientação de um nutricionista, que poderá prescrever a quantidade e o tipo de fruta mais adequado ao longo do seu dia. 

Pergunta: Mas, a quantidade e variedade de frutas pode mudar de pessoa para pessoa?

Resposta: Sim. Para definição da quantidade adequada para casa pessoa é preciso informar ao profissional de nutrição o objetivo pessoal, se há restrição alimentar, entre outras informações importantes para a elaboração e prescrição personalizada.

Curiosidade:

  • Sabe-se que o consumo de açúcar livre pela população brasileira excede – em mais de 50% – o limite máximo recomendado pela OMS, de 10% das calorias totais.

A doutora ainda deixou as seguintes indicações de leitura, para quem desejar se aprofundar no tema:

CLARO, R. M et al. Unhealthy food consumption related to chronic non-communicable diseases in Brazil: National Health Survey, 2013.

CARMO, Marina Bueno do et al . Consumo de doces, refrigerantes e bebidas com adição de açúcar entre adolescentes da rede pública de ensino de Piracicaba, São Paulo. Rev. bras. epidemiol., São Paulo , v. 9, n. 1, p. 121-130, Mar. 2006.

Jacqueline Bahiense
Local Estética e Laser
Face e Insta: @localestetica

Expose Estética

Usuário Blog

Deixe uma resposta

Fechar Menu
×
×

Carrinho