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Alimentos que previnem a dor de cabeça

Não importa se a dor de cabeça é causada por tensão ou TPM. A verdade é que ela é bem chata e atrapalha bastante a vida de quem sofre com o problema, dá para fazer uma longa lista de tudo o que nos traz dor de cabeça: estresse, falta de sono, poluição, tempo seco… Não dá para fazer tudo isso desaparecer de uma hora para a outra, mas as nossas escolhas alimentares podem ajudar a combater o problema. Basta evitar as bebidas e as comidas que fazem a cabeça latejar e reforçar o consumo das que evitam que isso aconteça. Você sabe quais são os alimentos que aliviam?

ÁGUA: A desidratação é uma das maiores causas das dores de cabeça, e alguns estudos já relacionaram o consumo de água à redução desse mal (um deles mostrou que 47% das dores de cabeça melhoraram quando as pessoas tomaram mais água). Então, quando bater a sede, é melhor ouvir o corpo e beber água.

LEITE – É uma boa pedida para quem não tem intolerância à lactose, pois é rico em magnésio, cálcio e vitamina D, que ajudam a prevenir a dor de cabeça. Um estudo descobriu que a combinação de cálcio e vitamina D reduz ataques de enxaquecas. E o benefício se estende também para os lácteos.

SALMÃO E SARDINHA – Peixes de água fria, como salmão e sardinha, são bons alimentos para quem deseja evitar a enxaqueca e a dor de cabeça. Isso porque eles possuem altas concentrações de ômega-3, ácido graxo que atua no combate a inflamações e entupimentos de vasos sanguíneos, e na diminuição dos níveis de colesterol, triglicérides e da pressão arterial. 

FOLHAS VERDES – Elas são ricas em vitamina B, que ajudam a reduzir a frequência de enxaquecas em mulheres, de acordo com um estudo. Para quem não curte muito essas folhas, vale tentar outros alimentos ricos em folatos, como o avocado, as sementes e alguns legumes.

BANANA – A banana madura é uma boa aliada no combate às dores de cabeça por possuir grande quantidade de triptofano, um aminoácido necessário para a síntese do neurotransmissor serotonina (importante para o sono e o bom humor). Além disso, a fruta tem grande quantidade de magnésio, que também atua na modulação da serotonina e, por isso, pode ser benéfico no tratamento.
A vantagem de adotar esta alimentação é evitar o uso frequente de analgésicos para aliviar a dor, porque apesar de não tratar a dor de cabeça, esses alimentos podem adiar o aparecimento da dor de cabeça.
No entanto, em caso de dor de cabeça forte ou por mais de 2 vezes por semana é importante consultar um neurologista para descobrir a causa e adequar o tratamento.

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